Como executar campanhas do Google Shopping em vários países

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    Muitos dos nossos clientes têm interesse em executar campanhas do Google Shopping em vários países ao mesmo tempo. E é fácil de ver o porquê.

    Durante o primeiro trimestre de 2018, as quantias gastas no Google Shopping uma vez mais alcançaram novas e incríveis alturas. De acordo com o Search Engine Watch, 82% dos gastos com anúncios de buscas no Reino Unido está sendo dirigido ao Google Shopping. Os Estados Unidos não ficaram muito atrás, com um total de 76.4% de despesas com anúncios de buscas no US Google Shopping.

    Com o aumento de varejistas usando o Google Shopping e os crescentes gastos com ele, você pode estar se perguntando como é possível alcançar novos clientes ou como ultrapassar os seus competidores. Talvez você já tenha considerado vender em vários países?

    Vamos explorar um pouco mais as vantagens e práticas recomendadas no que diz respeito a isso...

    Clique nos links para ir diretamente a uma seção específica:

    Por que você deveria considerar vender internacionalmente? 

    Se você esteve considerando começar a vender internacionalmente, saiba que não há momento melhor do que agora.

    Em primeiro lugar, como provavelmente já lhe ocorreu, isso expandirá o seu mercado alvo, o que tem grande probabilidade de resultar em mais vendas. Também vale a pena notar que cada vez mais vendedores estão começando a vender no estrangeiro. De acordo com um blog do Payoneer, o Forrester calcula que já em 2022 as vendas internacionais vão exceder vendas nacionais em 17%.

    Além disso, é algo que o ajuda a se adiantar à sua competição. Ser um dos primeiros a vender produtos em países diferentes é algo que lhe dá uma vantagem tremenda, já que você alcança os clientes antes de seus competidores.

    Finalmente, isso lhe dá mais horas de negócios. Enquanto os seus clientes atuais estão dormindo, clientes estrangeiros, em fusos diferentes, podem estar comprando da sua loja.

    E isso sem mencionar diferenças de estação. Por exemplo, pode ser fácil vender óculos escuros em tempo de verão em um país, mas nos meses de inverno você provavelmente sentirá aquela desacelerada nas vendas. Já se você vende em um país com estações diferentes, você tem uma chance melhor de manter seus produtos ativos o ano todo, vendendo em territórios diferentes e de acordo com a estação.

     

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    Países onde o Google Shopping está disponível

    Há um limite de países que estão disponíveis para anúncios do Google Shopping. A lista de países aprovados inclui:

    • Áustria
    • África do Sul
    • Alemanha
    • Argentina
    • Austrália
    • Brasil
    • Bélgica,
    • Canadá
    • Chile
    • Colombia
    • Dinamarca
    • Emirados Árabes Unidos
    • Espanha
    • Estados Unidos
    • Filipinas
    • França
    • Holanda
    • Hong Kong
    • Índia
    • Indonésia
    • Irlanda
    • Itália
    • Japão
    • Malásia
    • Noruega
    • Nova Zelândia
    • Polônia
    • Portugal
    • Reino Unido
    • Rússia
    • Singapura
    • Suécia
    • Suíça
    • Taiwan
    • Turquia

    Os países acima aparecem no Google Shopping, Search e com parceiros do Google Search. Também há uma lista de países que podem usar o Google Shopping, mas onde os anúncios somente serão exibidos no Google Search. Estes incluem:

    • África do Sul
    • Irlanda
    • Nova Zelândia
    • Singapura

    A Índia também é aprovada para o Google Shopping. Estes anúncios serão exibidos no Google Search e com alguns associados.

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    Países onde o Google está em modo provisório (beta) 

    Não está vendo o país que deseja na lista? Talvez ele esteja em modo provisório…

    O Google está sempre procurando expandir o Google Shopping para outros países, o que quer dizer que há cada vez mais países em que você pode focar. Isso é ótimo para expandir o seu alcance, ao mesmo tempo em que pode lhe dar uma vantagem competitiva caso você anuncie nestes países antes de seus competidores. 

    Países atualmente em modo beta incluem:

    • Tailândia
    • Israel
    • Ucrânia
    • Coréia do Sul (embora somente vendedores com uma companhia registrada na Coréia do Sul têm a possibilidade de enviar dados de produtos)
    • Vietnã
    • Arábia Saudita

     

    Para começar a anunciar nesses países, você precisará registrar o seu feed no país de sua escolha. Você pode se informar melhor sobre o registro do feed na página de assistência do Google aqui.

    Dica top: fique de olho para caso novos países aparecerem em modo beta. Quanto mais cedo você os perceber, tanto mais rápido você conseguirá se adiantar aos seus competidores. Por exemplo, somente em 2018 já vimos toda a lista beta mudar: nenhum dos países acima estavam em modo beta no começo de 2017.

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    Como configurar o Google Shopping para vários países?

    Comecemos com o mais importante: imagine que você está fazendo compras online e o Google Shopping lhe mostra os resultados em uma língua ou moeda diferentes das que você está usando — provavelmente você sairia imediatamente da página do vencedor, não é verdade? Isso se é que você fosse clicar no anúncio.

    A fim de expandir para outros países, você precisa garantir que a língua e moeda sejam usados no país onde você quer anunciar.

     

    Antes mesmo de examinarmos os diferentes cenários que podem ser o seu caso, a primeira coisa que você precisa fazer a fim de conseguir vender em um novo país é:

    1. No seu Merchant Center, vá para a aba de feeds e selecione o feed que você quer usar em outros países.

     

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    2. Vá para as configurações do feed selecionado e clique em “Adicionar”. Em seguida, escolha o seu país e língua.

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    Vamos explorar alguns cenários que podem se aplicar a você quando você anuncia fora do próprio país:

    • Não são necessários feeds adicionais: use a mesma língua e moeda do seu feed
    • Novo feed requerido: mesma língua e moeda
    • Novo feed requerido: mesma língua, moeda diferente
    • Novo feed requerido: língua diferente, moeda diferente

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    Usando as mesmas língua e moeda de seu feed

    Há alguns países para os quais o processo é muito mais simples. Isso quer dizer que vendedores podem usar o mesmo feed e campanha de vendas a fim de vender internacionalmente.

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    Mesmas língua e moeda

    Essa é a forma mais fácil e eficaz de manter anúncios em outro país.

    Tudo o que você precisa fazer é adicionar o novo país, sem que qualquer passo adicional seja requerido a fim de customizar os dados de produtos (por ex., Alemanha e Áustria).

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    Mesma língua, moeda diferente

    Aqui é onde você vai precisar da ferramenta de conversão de moedas. Para tal, siga estes passos:

    1. Crie um novo feed. Ele precisará ser numa língua suportada e na moeda que você usaria normalmente.
    2. Siga os requisitos de preço e taxas de acordo com o país onde você decidiu anunciar e forneça as informações de entrega necessárias (como dissemos, para o país no qual você está anunciando).
    3. Certifique-se de que todos os preços no seu site sejam equivalentes aos que você enviou no feed.
    4. Crie a sua campanha ou campanhas de vendas para o país de sua escolha.
    5. Deixe o Google fazer o resto.

    Vale a pena ter em mente que a moeda é convertida pelo Google Finance usando as taxas de câmbio informadas mais recentemente. Como tal, os custos na verdade são estimativas e variam dependendo das taxas de câmbio no momento da compra.

    Se você quer saber como a ferramenta de conversão de moedas funciona, confira esse post: Como usar a ferramenta de conversão de moedas para expansão internacional?

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    Língua e moeda diferentes

    Neste cenário, a tarefa a ser feita é um pouco maior. No entanto, a nossa ferramenta de feed e o conversor de moedas farão o grosso do trabalho para você.

    1. As páginas de vendas dos produtos no seu site deverão ser traduzidas para a língua do país alvo.
    2. Você também precisará fazer upload do feed traduzido com toda a informação necessária sobre os produtos.

    Além do mais, você precisa se certificar de ter enviado a informação de entrega específica para o país que você está visando.

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    3. Finalmente, mas não menos importante, você precisa criar uma nova campanha de vendas visando o país desejado na sua conta do Google Ads.

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    Práticas recomendadas 

    Enquanto que o processo de organizar os seus anúncios de vendas em outro país é relativamente simples, existem algumas práticas recomendadas que é bom ter em mente.

    Mude o conjunto de produtos quando necessário

    Frequentemente, vendedores mudam os conjuntos de produtos entre diferentes países. Quais produtos são exibidos depende de o que pode ser realisticamente entregue ao endereço do cliente, bem como do comportamento de compras. Lembre-se, o que é popular no seu país não necessariamente será tão popular em um outro.

    Traduza o caminho inteiro

    Se você está traduzindo uma página específica, não deixe de traduzir também todo o caminho que o cliente precisará seguir, incluindo a página de checkout, a página de “obrigado”, e assim por diante. Isso tornará mais fácil o processo para os clientes e ajudará a estabelecer mais confiança. Nunca é ideal trazer um cliente para uma página principal na língua dele, mas a seguir voltar para a sua própria língua para o resto das etapas. Mesmo se o cliente fala ambas as línguas, mudar de língua no meio do processo pode ser desagradável e fazer o site parecer pouco confiável para alguém que se encontre prestes a colocar os seus dados de pagamento. 

    Não se esqueça das políticas e especificações

    Se você não tem certeza do que sejam elas, informe-se sobre as especificações de produto do Google, as políticas de compras e confira os requisitos de moeda/língua.

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    Considerações finais 

    Desde que você esteja mostrando produtos que possam ser compreendidos pelo seu público, a venda internacional pode ser uma oportunidade formidável de expandir o seu alcance e, é claro, os seus lucros. A partir daqui você pode descobrir diferentes hábitos de compras que, se aproveitados da forma certa, podem lhe render mais ganhos. Mas é simples: mais pessoas procurando comprar = mais vendas = mais dinheiro.

    Se você tiver questões, observações ou dicas quanto à gestão de diferentes filiais e campanhas no Google Shopping, não deixe de compartilhá-las na seção de comentários abaixo.


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    Escrito pelo Mateusz Miodek