O que esperar de uma ferramenta de feed de dados

 

1) Ela baixa e atualiza o feed de dados da sua Loja Online

A ferramenta deve ser capaz de se conectar com o seu carrinho de compras, para baixar os dados dos produtos. Isso significa que:

  • ela se integra com a sua plataforma de ecommerce (Magento, Shopify, etc.) via API ou com um plugin, ou
  • ela é capaz de baixar tipos comuns de arquivos como CSV, XML, etc. de uma URL ou de um endereço FTP

Ela mescla os feeds de entrada e de saída. A ferramenta de feed de dados deve ser capaz de baixar ou gerar variações, que são necessárias em muitos canais.

Atualizações agendadas. É evidente que uma ferramenta de feed de dados deve baixar os dados dos seus produtos automaticamente e diariamente.

Você deve ser capaz de fazer múltiplas atualizações, para ter certeza que os dados dos seus produtos sempre estão atualizados.

 

2) Ela cria feeds de dados para os Canais de Venda

Criar feeds para os canais onde você deseja anunciar deve ser simples. Todos os requisitos dos canais (formato de arquivo, nomes dos campos, campos obrigatórios, etc.) devem ser pré-carregados na ferramenta de feed nos modelos. Os modelos devem garantir que você não possa fazer nada errado, como esquecer de mapear um campo obrigatório ou inserir um valor que não seja aceito.

A ferramenta também deve corrigir automaticamente erros típicos, como letras maiúsculas em seus títulos.

Confira quais canais a ferramenta de feed de dados oferece. Se o país ou o canal de sua escolha não estiver incluso, encontre uma ferramenta diferente ou pelo menos verifique se eles não podem adicioná-lo para você. Criar um feed personalizado (de acordo com as suas próprias especificações) é outro recurso interessante para se procurar.

Copiar um feed para outro canal é outro recurso importante, pois você não vai querer fazer o mesmo trabalho para cada canal repetidamente.

As categorias devem ser cobertas pela ferramenta também. Todas as categorias (e subcategorias) de cada canal devem ser pré-carregadas e fáceis de mapear para seus produtos. A vida é curta demais para procurar cada categoria e inseri-la manualmente, não é mesmo?

 

3) Ela otimiza a qualidade do feed

Uma ferramenta de feed de dados deve oferecer infinitas possibilidades quando se trata de manipular seu feed. Você deve poder editar os valores de cada campo, tanto para produtos individuais quanto em massa, baseando-se em condições (por exemplo: 'se marca contém adidas').

Editar significa poder alterar qualquer coisa em um determinado campo: remover, substituir, juntar, recalcular, etc. As melhores ferramentas também permitem fazer upload de uma lista de produtos que você deseja editar ou usar expressões regulares para editar algo em um nível muito específico.

Você também deve poder adicionar dados ausentes ao seu feed, extraindo dados de outros campos ou fazendo upload de dados adicionais separadamente. Bons exemplos são extrair a cor ou o tipo a partir da descrição de cada produto.

Uma funcionalidade que poucas ferramentas têm é a capacidade de selecionar a melhor imagem que você deseja exibir nos anúncios de listagem de produtos de cada produto. A imagem do produto é o elemento mais importante de cada anúncio, portanto ter a melhor imagem tem um grande impacto nos seus resultados.

 

4) Ela otimiza o ROI da campanha

Uma ferramenta de feed de dados pode contribuir para um melhor ROI (retorno sobre investimento) da campanha de várias maneiras.

O recurso mais importante é a capacidade de uma ferramenta de feed de acompanhar a performance por produto. É crucial que isso inclua dados de custo para cada item também. Métricas como CPA e ROAS podem ser usadas para identificar bons e maus desempenhos, para que você possa posteriormente remover produtos não lucrativos com um único clique.

A capacidade de excluir produtos em geral também é um recurso importante para aumentar sua performance. Se você sabe que certas marcas, categorias ou produtos sazonais reduzem seu ROI geral, deveria ser fácil excluí-los do seu feed.

Se você anuncia em marketplaces como a Amazon, é importante sincronizar os pedidos entre o marketplace e sua loja online. Dessa forma, você não estará oferecendo produtos em sua loja que já estão esgotados na Amazon.

Você pode melhorar a performance da campanha se tiver atributos como margem bruta ou classificação do preço em seu feed. Esse tipo de dado geralmente não está disponível no seu feed de origem, mas apenas em outros sistemas. Portanto, procure uma ferramenta de feed de dados capaz de juntar dados de diferentes origens em um feed de origem.

 

5) Considerações Gerais

Existem vários detalhes que você deve considerar ao considerar diferentes ferramentas:

O preço sempre importa. A otimização do feed de dados não deve consumir boa parte do seu orçamento de publicidade. Não adquira uma ferramenta que você não pode pagar: não compre um canhão se o seu objetivo é matar um mosquito.

A facilidade de uso é crucial porque, se uma ferramenta de feed de dados não for intuitiva, você vai acabar odiando ela a longo prazo. Se ela é difícil de usar ou requer um treinamento extensivo, não é boa o suficiente.

Agências devem procurar recursos adicionais, como criação de subcontas para clientes e gerentes de contas e adição de lojas ilimitadas para não pagar uma taxa extra por cada loja que você adicionar.

O controle de qualidade faz parte de toda boa ferramenta. Ela monitora seus feeds 24 horas por dia, 7 dias por semana? O suporte (imediato) está disponível? Você recebe notificações quando algo dá errado?

Selecionar a ferramenta correta de feed de dados pode não ser uma tarefa fácil, mas a lista acima deve te ajudar a começar na busca. Confira Avaliações e Depoimentos de clientes (verdadeiros!) e obtenha uma versão de demonstração antes de fazer a sua escolha.

 

O-que-esperar-de-uma-ferramenta-de-feed-de-dados

Todo comerciante que faz propaganda no Google, Facebook, Amazon ou outros canais de venda precisa de uma ferramenta de feed de dados.

O feed é importante não somente como a base de campanhas PPC (pagamento por clique), mas um feed de dados otimizado também impacta drasticamente a performance da campanha.

Existem centenas de ferramentas no mercado, então não faltam opções. Se você precisa de uma ferramenta de otimização de feed de dados, os tópicos a seguir mostram o mínimo que você deve esperar de uma ferramenta assim.

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