3 dicas comprovadas para a otimização de títulos de produtos no Google Shopping

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O título é o segundo item mais importante no seu feed de dados, vindo depois da imagem de alta qualidade, já que ele é mostrado no anúncio da lista de produtos (Product Listing Ad, ou PLA). O título é o que o Google coloca logo embaixo da imagem.

Ele é um dos 4 atributos que potenciais compradores veem na página de resultado do Google. Mesmo se a imagem num anúncio da lista de produtos já é muito boa, o título ainda precisa ser cativante.

Por que é tão importante otimizar os títulos de produtos no Google Shopping?

Para o Google Shopping: os algoritmos do Google procuram palavras-chave no título a fim de identificar se o produto sendo anunciado é a melhor equivalência para determinadas buscas.

Para compradores: O título precisa ser relevante e cativante, de forma a convencer potenciais compradores a clicarem no seu PLA em vez de no de um competidor.

Para anunciantes: É uma ótima oportunidade para que anunciantes possam mostrar aos compradores que têm o produto exato que estes desejam.

Ajustar os títulos é algo que pode ter um impacto enorme na performance dos anúncios de da lista de produtos. O FindWatt recentemente publicou um estudo de caso sobre o impacto de títulos de produtos melhorados e os resultados são significativos: a melhora de títulos de produtos resultou em 151% mais cliques, um aumento em 47% na taxa de cliques e uma redução de 28% no custo por clique.

 

...a melhora de títulos de produtos resultou em 151% mais cliques, um aumento em 47% na taxa de cliques e uma redução de 28% no custo por clique...

 

Vejamos o que varejistas podem fazer para melhorar os seus títulos de produtos no Google Shopping e melhorar a taxa de cliques de seus anúncios da lista de produtos.

 

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1. Cumpra as práticas recomendadas para a sua vertical

O ponto de partida para otimizar os títulos de seus produtos no Google Shopping é certificar-se de que palavras-chave importantes estejam incluídas. Você pode usar a tabela abaixo para organizar o seu título de acordo com a nossa estrutura recomendada para diferentes categorias.

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Como você pode ver acima, a Marca e o Tipo do produto são os dois atributos que precisam ser incluídos no título do produto, não importa qual a vertical em que você se encontre.

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Se você vende relógios, você não quer que o título seja JR 1436. Isso não quer dizer nada. Você quer que ele mostre a informação mais importante: Relógio Masculino Fossil JR 1436. Assim, certifique-se de que você inclua a marca (Fossil) e o tipo de produto (Relógio masculino) em seu título.

Se o seu título atualmente não contém esse tipo de informação importante, mapeie o seu feed de dados a fim de incluí-las:

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2. Coloque informações importantes no começo

O seu título pode acabar sendo cortado, de forma que você precisa prestar atenção para que seus títulos não passem do limite de caracteres permitidos: 150 caracteres, mas na maioria dos casos somente 70 caracteres serão mostrados.

Isso quer dizer que o Google mostrará tanto quanto possível dos títulos de seus produtos, mas às vezes eles serão encurtados. Assim, certifique-se de que a informação mais persuasiva esteja no começo dos títulos.

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3. Siga os requisitos do Google para títulos de produtos

O Google tem regras muito estritas quanto ao uso de maiúsculas e pontos de exclamação. Se você adicionar demasiadas letras maiúsculas e pontos de exclamação a um título, seu produto não será aprovado.

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Textos promocionais no título, tais como “Frete grátis” ou “20% de desconto”, também são proibidos, é importante lembrar.

Se você está procurando mais ideias e dicas de otimização, temos recursos para todos os níveis de especialidade no que diz respeito à otimização de feeds:

Nível principiante:  As 10 táticas mais proveitosas de otimização de feeds de dados

Nível expert: 7 dicas para otimizar o seu feed do Google Shopping

E aí está: três dicas úteis e fáceis de implementar que melhorarão os títulos de seus produtos no Google Shopping. Se você tiver quaisquer perguntas ou comentários a fazer, por favor fique à vontade para deixá-los na seção abaixo.   

Written by Jacques van der Wilt

Founder & CEO at DataFeedWatch

Jacques is a shopping feeds industry leader, start-up mentor, and entrepreneur. He's the founder and CEO of DataFeedWatch (acquired by Cart.com in 2022): a leading global feed management and optimization company that helps online merchants optimize their product listings on more than 2000 shopping channels in over 60 countries. Before founding DataFeedWatch, Jacques held leadership positions in the US and Europe. He is also a seasoned guest speaker at industry events and a mentor at Startup Bootcamp.

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